quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

O Diesel e a hipocrisia energética



Rudolf Diesel registou a patente de seu motor-reactor em 23 de Fevereiro de 1897, desenvolvido para trabalhar com óleo de origem vegetal. Entretanto, em sua homenagem, foi dado ao produto oleoso mais abundante obtido na primeira fase de refinação do petróleo bruto o nome de Diesel. Isso não quer dizer que todos os motores a injecção sejam obrigados a funcionar com combustível Diesel, desde que regulem a pressão no sistema de injecção, um motor pode passar a funcionar com qualquer tipo de óleo, tanto pode ser de origem vegetal (como óleo de amendoim) ou animal (como é o caso da gordura de porco).

Tal facto não é do conhecimento comum, mas é real que este tipo de motor trabalha eficazmente com óleos de origem vegetal e animal. É pura hipocrisia que este facto não seja divulgado, e do total interesse da indústria petrolífera. 

Deixo um exercício, observem os valores de venda do litro do óleo vegetal de qualidade razoável a boa nos supermercados. Observem as variações de preço e a forma como acompanham as do gasóleo.



Sem comentários:

Enviar um comentário